tag:blogger.com,1999:blog-64631008373793006452024-02-08T07:53:50.520-03:00Diário de uma Líder Chão de FábricaUnknownnoreply@blogger.comBlogger30125tag:blogger.com,1999:blog-6463100837379300645.post-13800622530185507072013-11-11T22:28:00.000-03:002013-11-11T22:28:47.467-03:00"Cuidado com a rádio-peão"<div dir="ltr" style="text-align: left;" trbidi="on">
O artigo abaixo é um pedacinho de maior publicado no JP.<br />
<br />
"PRIMEIRO AMIGO"<br />
<br />
Como forma de evitar a rádio-peão, muitas empresas estão apostando na prática do primeiro amigo. De acordo com o consultor do Sebrae Luís Andia Filho, tão logo o novo funcionário é contratado, ele é apresentado para a primeira pessoa que vai acompanhá-lo durante sua adaptação na empresa. " O funcionário é escolhido pela diretoria e, por isso mesmo, alguém de confiança dos diretores. A intenção é que o novo colaborador não se contamine imediatamente com pessoas que costuma criticar o lugar que estão trabalhando. O perfil do primeiro amigo é, geralmente, um colaborador sensato, equilibrado, capaz de passar informações com propriedade e tirar dúvidas para que o novato não caia nas mãos do disseminador.<br />
<br />
Fonte: Jornal de Piracicaba(13/10/2013) - Flávia Santucci<br />
Artigo completo - <a href="http://www.jornaldepiracicaba.com.br/">http://www.jornaldepiracicaba.com.br/</a> </div>
Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6463100837379300645.post-75605279512657001332012-10-24T14:06:00.001-03:002012-10-24T14:06:03.921-03:00Sustentabilidade: assunto de mulher<a href="http://www.administradores.com.br/informe-se/administracao-e-negocios/sustentabilidade-assunto-de-mulher/64720/#.UIgf8oeIBoI.blogger">Sustentabilidade: assunto de mulher</a>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6463100837379300645.post-57499312052853010332012-08-03T01:17:00.000-03:002012-08-03T01:17:40.685-03:00Aproveite bem seu tempo. Ele é grátis, mas não volta. Uma vez perdido nunca mais é recuperado.<div dir="ltr" style="text-align: left;" trbidi="on">
Muita gente vive frustada devido à excessiva carga de trabalho. Também já estive nesse não tão seleto grupo. Sempre procurava o motivo disso em terceiros, nunca nos meus atos. Depois de muito estressar, resolvi parar, refletir e listar meus principais problemas relacionados à rotina. Para minha surpresa não havia sobrecarga e sim um péssimo uso do tempo para executar as tarefas. O acúmulo de atividades dava-se pelo fator de deixar coisas simples para depois. Pequenos afazeres, que levam pouco tempo para serem realizados, quando juntos de diversos outros compromissos tornam-se "pedras" enormes que podem fazer com que tenhamos baixa produtividade, muita pressão e consequentemente baixa estima e péssima qualidade de vida.<br />
Apartir dessa pequena análise passei a encarar as coisas simples da rotina com seriedade para não deixar que se transformem em grandes problemas.<br />
<br />
Um bom final de semana para todos.</div>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6463100837379300645.post-81317382163294600792012-06-04T01:47:00.001-03:002012-06-04T01:47:08.254-03:00Concorra a 2 New iPads, 3 iPhones 4S e 10 iPods Shuffle! Participe da #promoção Amigos Valem Prêmios do #EmailDireto -<a href="http://opa.li/6mc">Concorra a 2 New iPads, 3 iPhones 4S e 10 iPods Shuffle! Participe da #promoção Amigos Valem Prêmios do #EmailDireto -</a>: EmailDiretoUnknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6463100837379300645.post-72069783970967817012012-03-29T20:55:00.003-03:002012-03-29T20:59:58.985-03:00Dono do seu caminho.<span class="Apple-tab-span" style="white-space:pre"> </span>É bem verdade que a vida é cheia de atribulações, mas a decisão de lutar ou desistir é sempre nossa. Sabemos que a possibilidade de derrota é grande, no entanto, não tentar será a certeza. Decidir por batalhar no mínimo nos leva ao aprendizado constante.<div><span class="Apple-tab-span" style="white-space:pre"> </span>Aprender vivenciando é um ganho alto de qualidade de vida. Por mais que, as vezes, seja doloroso, e quase sempre é, encarar as dificuldades é sinal de força e sabedoria.</div><div><span class="Apple-tab-span" style="white-space:pre"> </span>Lute, perca, lute de novo e seja um eterno aprendiz.</div><div><br /></div><div>Um abraço</div>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6463100837379300645.post-42920182483237947542012-03-01T12:35:00.002-03:002012-03-01T12:40:22.069-03:00Alimentos - Guia do Estudante<div>Bom dia!</div><div><br /></div><div>A internet vem sendo uma porta para entrada de muitas informações. E foi passeando por esse universo que encontrei essa matéria que resume um pouco a profissão de Tecnólogo em Alimentos. É bem resumida, mas não deixa de ser uma matéria interessante. Se deseja saber um pouco mais sobre esse nova profissão acesse: <a href="http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/meio-ambiente-ciencias-agrarias/alimentos-602864.shtml#.T0-W7S277d4.blogger" style="font-size: 100%; ">Alimentos - Guia do Estudante</a> . Boa leitura!</div>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6463100837379300645.post-11285123165590813232012-02-04T07:54:00.000-03:002012-02-04T07:57:07.342-03:00A MUDANÇA COMEÇA EM MIM!Muita gente vive frustrada devido à excessiva carga de trabalho. Também já estive nesse não tão seleto grupo. Sempre procurava o motivo disso em terceiros, nunca nos meus atos. Depois de muito estressar resolvi parar, refletir e listar meus principais problemas. Para minha surpresa não havia, na verdade, sobrecarga, e sim um mau uso do tempo para executar as tarefas. <br /><br />O acúmulo de atividades dava-se pelo fato de deixar coisas simples para depois. Pequenos afazeres, que levam pouco tempo, quando juntos de diversos outros compromissos, tornam-se “pedras” enormes que podem fazer com que tenhamos baixa produtividade, muita pressão e consequentemente baixa estima. Tudo isso culmina em péssima qualidade de vida.<br /><br />Com nessa análise passei a adotar pequenos hábitos que melhoram bastante o ambiente de trabalho e os resultados:<br /><br />1. Aproveitar os momentos calmos para organizar as atividades por prioridades;<br /><br />2. Não menosprezar atividades por ser simples. Se é fácil, então á mais um motivo para não deixar para depois;<br /><br />3. Delegar. Nada de bancar o super herói. Se tenho uma equipe, então vamos “jogar” juntos;<br /><br />4. Usar de clareza. Nada mais improdutivo do que informações confusas;<br /><br />5. Apoiar que necessita. Mais vale perder meia hora para ensinar um colaborador a desenvolver a sua atividade do que refazer todos os dias essa atividade;<br /><br />6. Ouvir. Muitas das soluções que buscamos estão em poder do nosso time. Isso se chama vivência;<br /><br />7. Aprender sempre. Toda hora é hora de aprender. Detalhes pequenos podem ser de grande ajuda em futuro próximo;<br /><br />8. E nunca esqueça. Valorize. O ambiente ficará sempre propício para novos desafios.Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6463100837379300645.post-83094121636858281852012-01-22T08:00:00.002-03:002012-01-22T08:03:27.780-03:00Repassando!Bom dia!<br /><br />Normalmente não costumo usar cópias e/ou plágio de postagens, mas o link abaixo leva a um artigo muito bom publicado pelo site www.administradores.com.br ao qual eu sou usuária. Trata-se de dicas para fazer do trabalho do dia-a-dia menos estressante.<br /><br />Um abraço à todos!Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6463100837379300645.post-7301258615477945712012-01-22T07:59:00.000-03:002012-01-22T07:59:04.930-03:005 dicas para deixar a rotina de trabalho mais leve e menos estressante<a href="http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/5-dicas-para-deixar-a-rotina-de-trabalho-mais-leve-e-menos-estressante/51596/#.TxvpGGWH4XA.blogger">5 dicas para deixar a rotina de trabalho mais leve e menos estressante</a>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6463100837379300645.post-76999932697189024822011-12-10T14:29:00.002-03:002011-12-10T14:37:41.597-03:00De "castigo"!Boa tarde!<br /><br />De castigo? Ah sim, estou de licença médica por 15 dias. rsrsrs. Apesar de servir para descansar e recuperar de uma lesão, para quem está acostumada ao ambiente eletrizante de uma produção é difícil ficar quieta. Mas até quando estamos em período de repouso podemos nos manter antenados. No mundo em que vivemos, cheio de oportunidades, não podemos nos dá ao luxo de parar de buscar novas informações, seja na nossa área ou em qualquer outra. O importante é não ficarmos "fora" do mundo. <br />Portanto, enquanto não posso voltar às minhas atividades normais, irei aprendendo e explorando o siberespaço.<br />Um abraço e um bom sábado!Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6463100837379300645.post-43299786683474100322011-11-16T05:47:00.002-03:002011-11-16T05:52:08.295-03:00Seja claro sem ofender!Bom dia!<br /><br />Você já passou pela situação de ter que conversar com um colaborador sobre seu desempenho? E pior, que o desempenho do mesmo não é o esperado? Rsrsrs, eu também. Bom, nesses casos o melhor é ser claro no que a empresa espera desse funcionário, mas ser cordial e educado. Abrir espaço para que o avaliado dê sua opionião, expresse suas necessidades, por ser o primeiro passo para se conseguir um bom retorno. Dá a chance de se discutir melhores formas e métodos de trabalho por ser muito construtivo e agradável.Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6463100837379300645.post-21474193901444431832011-10-17T12:12:00.003-03:002011-10-17T12:24:52.254-03:00Dois peso, duas medidas.Bom dia!<br /><br />Hoje aqui para falar sobre um problema frequente em empresas. Chama-se "dois pesos, duas medidas". Não existe nada pior do que duas equipes que fazem o mesmo trabalho, com a mesma competência e serem tratadas de formas diferentes. Como esse tipo de atitude corre-se o risco de perder aqueles que normalmente são esforçados e responsáveis, mas que sente-se injustiçados e humilhados. Muitos tem autoestima suficiente para passar por cima de tudo isso, mas não sem sequelas. O que muitos gestores não entendem é que nem sempre ganhos financeiros momentâneos dão melhores resultados do que uma equipe motivada e respeitada. Com o tempo a tendência é a produtividade cair por que os colaboradores começam a pensar que não vale apena ir no limite do esforço. O sonho é que um dia produtividade e respeito possa caminhar lado a lado e finalmente o sucesso chegar também ao chão de fábrica.Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6463100837379300645.post-30654322680633554792011-09-25T22:22:00.002-03:002011-09-25T22:26:31.103-03:00Respeito em todos os níveis!Você respeita colaboradores que estão em hierarquia abaixo da sua? Não? Pois está perdendo uma ótima oportunidade de ter melhores resultados. É mais produtivo ser respeitado do que temido. Pense nisso!Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6463100837379300645.post-63437840436497505222011-09-04T22:46:00.003-03:002011-09-05T05:46:12.514-03:00Você conhece os agregadores do seu time?Boa noite!
<br />
<br />Depois de uns dias afastada voltei para falar de algo que pouca gente conhece. É verdade que nos times que lideramos temos diversos tipos de personalidades. Temos: os do contra, os dedicados, os "perfeitos", os desligados e tantos outros.
<br />Mas há um tipo que nos auxiliam muito, bastando somente descobrirmos quem são e utilizar bem sua força de trabalho e poder de união da equipe. Eles são os <span style="font-weight:bold;">AGREGADORES.</span> São aqueles que sempre dão um jeito produtivo de dá andamento no trabalho. Buscam sempre está angariando força de trabalho para fazer as tarefas de forma rápida e eficiente.
<br />Portanto encontre seus agregadores e veja seu setor dar um salto de produtividade e qualidade.
<br />
<br />Um abraço,
<br />AndréaUnknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6463100837379300645.post-38110346442431674672011-08-07T16:41:00.002-03:002011-08-07T17:02:25.131-03:00Você oferece conhecimentos para sua equipe usar bem as ferramentas?Você que é gestor tem oferecido conhecimentos suficientes e corretos para sua equipe de colaboradores usarem com eficiência as ferramentas que dispõem? Um dia desses pude ter o desprazer de ver uma esforçada colaboradora de um determinado setor da empresa em que trabalho sofrendo para transcrever uma planilha para outra que tinha os mesmo dados, mas em formato diferente. A ela foi dada a missão de fazer a atividade em um tempo pequeno, mas não foi passado como fazer. Será que quem adota ferramentas novas e avançadas nunca pensa em ter pessoa hábil para usá-las ou no mínimo fornecer treinamento? <br />E pasmem, isso vem justamente de supervisores, coordenadores e outros administradores de médios e alto escalão.<br />Acompanhando um caso desses de perto, e fornecendo a informação correta para quem lidava com a ferramenta, vi a pessoa responsável fazer o serviço em 10 minutos. Antes do treinamento ela fazia em aproximadamente 1 hora.<br />Fica a pergunta: SERÁ MESMO QUE NÃO VALE APENA PREPARAR SEU TIME?<br /><br />Andréa.Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6463100837379300645.post-24175027366972756082011-07-03T04:27:00.002-03:002011-07-03T04:37:34.915-03:00Uma novidade maravilhosa!Bom dia!<br /><br />Hoje um é dia muito feliz. Andando distraidamente na cidade onde minha família mora deparei, entre tanta poluição visual, com uma faixa que deixou-me muito feliz. Lá consta um recado que com certeza vai passar despercebido por muitos, mas que a nós Tecnólogos em Alimentos faz ficar radiantes. Naquela humilde faixa, feita de um material nada nobre está escrito: "CURSO DE TECNOLOGIA EM ALIMENTOS DO IFCE FOI APROVADO PELO MEC COM NOTA MÁXIMA". É isso aí moçada, parabéns por afirmar o que nós Tecnólogos das turmas passadas já sabíamos(rsrsrs, que falta de modéstia). <br /><br />PARABÉNSSSSSSSSSSSSS!!!!!!!!!!!Unknownnoreply@blogger.com3tag:blogger.com,1999:blog-6463100837379300645.post-39496314239003815782011-06-09T01:44:00.003-03:002011-06-09T02:06:25.838-03:00Dicas para obter sucessos no trabalho e na vida!Boa noite!<br />Trazendo hoje algumas dicas para o melhor aproveitamento do tempo e uma melhor produtividade no dia-a-dia.<br /><br />1. Não deixe acumular trabalho.<br />Seja disciplinadon organizando e divida bem o seu tempo de trabalho. Do contrário você pode deixar de fazer coisas e acabar acumulando para o dia seguinte e o que provocar sobrecarga, estresse, falta de tempo(até para namorar, rsrss) e a qualidade do seu trabalho tende a cair.<br /><br />2. Faça revisões na sua agenda(é importante ter uma, seja em papel ou eletrônica, vc escolhe seu estilo).<br />Com isso você evita deixar para atrás tarefas importantes e depois ter que fazê-las de última hora e sem tranquilidade para melhor executar-las. O ideia é ir marcando as atividades realizadas. Ressaltando a utilidade de uma lista para não correr o risco de sermos ludibriadas por nossa memória.<br /><br />3. Trabalhe em um lugar organizado.<br />Reserve alguns minutos de seu tempo, de preferência no início do dia, para organizar seu ambiente, agenda, compromissos. Isso evita que de uma hora para outra você procure uma agenda e ela esteja no arquivo morto(rsrsrs, brincadeirinha). Na realidade um dos grandes ladrões de tempo é ambiente desorganizado. É mais fácil manter uma boa organização de forma contínua do que organizar tudo de uma só vez.Unknownnoreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-6463100837379300645.post-67244359934173576032011-04-06T03:33:00.002-03:002011-04-06T03:37:59.070-03:00É possível motivar estando desmotivado?Bom dia?<br /><br />Alguém aí já sentiu o "mundo" desabando e ainda tinha a responsabilidade de motivar um time? Bom, eu já. Confesso que não obtive muito sucesso. É bem verdade que o time continuou unido para a próxima "partida", mas com muitas "lesões" e desagrado. Quando isso acontece sinto como se nunca tivesse sido líder, como se fosse o fracasso em pessoa. Alguém sabe como se sair bem nessa? Se souber (meu herói) ficaria muito grata em receber uma grande ajuda.<br /><br />Um abraço a todos,Unknownnoreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-6463100837379300645.post-60357790902298234752011-02-11T02:02:00.003-03:002011-02-11T09:24:42.385-03:00Um líder não se forma em um dia!Um líder não cria da noite para o dia. Para se adiquirir essa habilidade é necessário ganhar experiência, desenvolver a capacidade de melhorar seus pontos fracos, corrigir erros e superar dificuldades diárias. Outro detalhe não mesmo importante é a constância, ou seja, por quanto tempo é capaz de manter sua liderança com qualidade. Dificil não é chegar no topo de um ranking, mas sim manter-se lá. <br />Um programa contínuo de treinamento voltado para a capacitação, motivação e integração entre os gestores é de fundamental importância dentro da empresas para que se descubra seus líderes. <br />Oferecer conhecimento, avaliar oportunidades de crescimento individual e coletivo respeitando o taleto e inclinação de cada um. Alguém que não rende em uma determinada função por ser ótimo em outro projeto. Evidentemete que ser multifunções é um talento maravilhoso.<br /><br />Portanto, em seu trabalho, empresa ou seja lá em qual setor procure avaliar e valorizar o dom indivudual em prol do coletivo. Respeitar o indivíduo e ganhar no jogo de equipe.Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6463100837379300645.post-25555587912380145022011-01-07T23:59:00.003-03:002011-01-08T00:13:12.830-03:00Conceitos x RealidadeQual o conceito de "Gerenciamento de Supervisão"? Ou melhor, qual a função de um Supervisor?<br /><br />Segundo os inúmeros escritos que se podem encontrar por aí o Supervisor é qualquer pessoa que esteja no primeiro nível de gerenciamento e sendo responsável de fazer os colaboradores envolvidos no trabalho operacional efetivo cumprir as metas de produção e estejam aliados aos planos e políticas da gerência de nível maior.<br /><br />Vivendo essa realidade diariamente descobri que é mais que isso. Um dos principais talentos de quem trabalha diretamente com colaboradores é saber fazer a leitura nas entrelinhas de sua equipe. É, muitas vezes, fazer o papel de psicólogo para poder produzir e motivar quem muitas vezes não tem muito o que comemorar.<br /><br />Mas será que quem coloca alguém como supervisor o treinou para isso? Ou é toma que o "filho" é teu?Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6463100837379300645.post-37673457047580323852011-01-01T09:58:00.002-03:002011-01-01T10:01:45.633-03:00Feliz 2011!Após uma pequena pausa de Natal e Final de Ano e com energias reestabelecidas estou de volta para a blogosfera. Espero que encontre todos os leitores e parceiros em paz e revigorados.<br /><br />Um abraço e votos que nesse Novo Ano consigamos realizar nossos sonhos e principalmente o objetivos,<br /><br />Andréa BentoUnknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6463100837379300645.post-30605559808335841022010-12-16T07:49:00.004-03:002010-12-18T13:20:53.265-03:00Futsal Feminino no topo do pódio!Com uma vitória por 5 x 1 sobre Portugal a Seleção de Futsal Feminino do Brasil sagra-se a primeira Campeã Mundial. O torneio foi disputado na Espanha.<br /><br />PARABÉNS MENINAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6463100837379300645.post-58849377771673287332010-12-07T14:20:00.000-03:002010-12-07T14:20:21.301-03:00PayBox<a href="http://www.paybox.me/">PayBox</a>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6463100837379300645.post-53949014423277365342010-12-06T05:35:00.001-03:002010-12-06T05:37:08.859-03:00Você sabe qual a diferença entre o Engenheiro e o Tecnólogo em Alimentos? O MERCADO.Engenheiros de Alimentos são capazes de aprimorar e para issso precisam compreender os inúmeros processos industriais, portanto sua área refere-se ao processamento de alimentos, seja no desenvolvimento, fabricação, conservação, armazenamento, transporte e comercialização e por vezes até apoio e orientação ao consumidor final. Essa formaçao também dá uma ênfase a nutrição, já que apoia e faz parte da criação de novos produtos e exigem conhecimentos tecnológicos que possa ser aplicados desde a chegada das matéria-primas até o produto final embalado e rotulado. Para que todo esse processo ocorra, é necessário um vasto conhecimentos em física, química, matemática e biologia, além do domínio de conceitos de administração e economia. Esse enfoque no processo produtivo em si diferencia esta área do conhecimento da nutrição, área que com frequência é confundido. Em resumo Engenharia e Tecnologia em Alimentos só diferenciam-se mesmo na visibilidade que o mercado de trabalho dão aos seu referidos profissionais. Essa situação aos poucos vem mudando devido a perseverança e competência de Tecnólogos que lutam por seu espaço e não se intimidam com a pouca valorização. Atualmente já temos o prazer de encontrar grandes empresas que ao divulgar suas vagas na área de Alimentos já colocam os dois profissionais no mesmo patamar.Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6463100837379300645.post-70779198820202045792010-12-04T02:10:00.002-03:002010-12-04T02:13:16.079-03:00A função é...Liderar é ajudar os colaboradores a seguir o caminho escolhido. Não é ensinar a caminhar. Se há alguém que não deseja seguir é inútil forçar a barra. Consegue-se orientar quem está motivado, mas não se iluda pensando em mudar opinião de quem não tem objetivo ou já desistiu.Unknownnoreply@blogger.com0