terça-feira, 9 de novembro de 2010

O que é Tecnologia de Alimentos?

Tecno... o que?

É assim que há algum tempo atrás as pessoas reagiam quando eu respondia à pergunta de qual era minha formação. Vamos tentar esclarecer um pouco sobre isso.
Tecnologia em Alimentos é uma área de formação multidisciplinar. Ou seja, envolve várias disciplinas e áreas de conhecimento como: Nutrição; Química; Bioquímica, Farmácia. Engloba também técnicas de planejamento, gerência, administração, gestão de recursos, pesquisa e desenvolvimento.
Toda essa gama de conhecimento é devido a necessidade de várias váriáveis para o processo de alimentos, sendo necessário conhecer o alimento que processa desde a fonte, composição, microbilogia e outras coisistas mais. Existem também as técnicas e processos: colheita, beneficiamentos, biotecnologia, tipos de ingredientes e embalagens.
A interação de todas esses aspectos aliada a tecnologia e suas invocações formam a Tecnologia em Alimentos.
E aí? Vai encarar a responsabilidade?

6 comentários:

  1. estou no último período desse curso no IFAM, e confesso q gosto mais da parte química desse curso rsrsr (era melhor ter feito química),, mas o curso é excelente, recomendo!!

    ResponderExcluir
  2. O contato com a indústria e com a comunidade é constante. Desta forma, o
    curso formará profissionais que atuem no processo de ampliação, modernização e
    diversificação do setor de alimentos

    ResponderExcluir
  3. É isso aí Sr Anônimo! A idéia do curso é essa mesmo, ajudar a formar profissionais polivalentes e que possam fazer parte ativamente dessa diversificação do setor de alimentos. Obrigada por colaborar com seu valioso comentário. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Rafael,tudo bem?
    Engenheiros de Alimentos são capazes de aprimorar e para issso precisam compreender os inúmeros processos industriais, portanto sua área refere-se ao processamento de alimentos, seja no desenvolvimento, fabricação, conservação, armazenamento, transporte e comercialização e por vezes até apoio e orientação ao consumidor final. Essa formaçao também dá uma ênfase a nutrição, já que apoia e faz parte da criação de novos produtos e exigem conhecimentos tecnológicos que possa ser aplicados desde a chegada das matéria-primas até o produto final embalado e rotulado. Para que todo esse processo ocorra, é necessário um vasto conhecimentos em física, química, matemática e biologia, além do domínio de conceitos de administração e economia. Esse enfoque no processo produtivo em si diferencia esta área do conhecimento da nutrição, área que com frequência é confundido. Em resumo Engenharia e Tecnologia em Alimentos só diferenciam-se mesmo na visibilidade que o mercado de trabalho dão aos seu referidos profissionais. Essa situação aos poucos vem mudando devido a perseverança e competência de Tecnólogos que lutam por seu espaço e não se intimidam com a pouca valorização. Atualmente já temos o prazer de encontrar grandes empresas que ao divulgar suas vagas na área de Alimentos já colocam os dois profissionais no mesmo patamar.

    Obrigada pelo interesse pelo assunto e qualquer dúvidas estamos por aqui para ajudar e estudar juntos. Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá Carolina, tudo bem?
    Fico honrada com seu valioso comentário. Para você que gosta da parte de Química da Tecnologia em Alimentos, a solução poderia ser uma especialização e/ou pós-graduação na área. A vantagem é que, além de se especializar em Química, você será uma profissional bem completa devido a dominar outras áreas. Boa sorte e mais uma vez obrigada. Ah, como Tecnóloga você poderá e Filial ao Conselho de Química.

    ResponderExcluir